Julho 2022, 1 ano após o Fórum Geração Igualdade [fr]

O Fórum Geração Igualdade, que teve lugar de 30 de Junho a 2 de Julho de 2021 em Paris, foi um momento histórico para os direitos das mulheres e das raparigas e para a igualdade de género. Mais de 25 anos após a conferência de Pequim em 1995, a França está a fazer um balanço dos compromissos assumidos nessa ocasião.

Os compromissos assumidos pela França foram cumpridos com um apoio financeiro de 400 milhões em apoio financeiro para a saúde e direitos sexuais e reprodutivos e a saúde das mulheres e raparigas durante o período 2021-2025, bem como a implementação do seu plano de acção nacional sobre as questões de Mulheres, Paz e Segurança.

Por ocasião deste primeiro aniversário, a Ministra encarregada da Igualdade entre Mulheres e Homens, Isabelle Roma, juntamente com o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e a Embaixadora Delphine O, reuniram associações feministas, o sector privado e fundações filantrópicas - todos parceiros do Fórum - para discutir os próximos passos em torno do Fórum e apresentar os progressos feitos pela França em prol da igualdade de género.

O Fórum Geração Igualdade, co-organizado pela França e pelo México sob a égide da ONU Mulheres, em parceria com a sociedade civil e a juventude, foi uma oportunidade para implementar a diplomacia feminista e o multilateralismo através de acções defendidos pelo Presidente da República.

Mais de 40 biliões de dólares em novos financiamentos foi anunciado e 1.000 compromissos feito em apoio a um plano de aceleração global para a igualdade. Um ano após o Fórum, este número quase triplicou: foram assumidos mais de 2.700 compromissos por actores públicos, privados e voluntários em todo o mundo para promover a igualdade de género.

A França orgulha-se de ter cumprido os seus compromissos internacionais, nomeadamente através do seu apoio financeiro de 400 milhões de euros para direitos sexuais e reprodutivos e saúde e saúde das mulheres e raparigas durante o período 2021-2025, apoiando organizações internacionais, da sociedade civil e organizações feministas ou mobilizando a sua ajuda bilateral.

A primeira contribuição francesa para o programa UNFPA Supplies para a compra e distribuição de contraceptivos ascendeu a 18 milhões de euros em 2021. A França também apoiou o programa Shaping Equitable Market Access for Reproductive Health, que promove o acesso equitativo a produtos de saúde sexual e reprodutiva, com 1 milhão de euros em 2021.

De acordo com os seus compromissos, a França também renovou a sua contribuição para o Fundo francês Muskoka na quantia de 50 milhões de euros durante os próximos 5 anos, ou seja, 10 milhões de euros para o ano de 2021.

Finalmente, a França desembolsou em 2021 um terço do seu compromisso plurianual de 333 milhões de euros para a Parceria Global para a Educação para o período 2021-2025, dos quais 50% serão destinados à educação das raparigas e à educação para a igualdade de género.

Como anunciado durante o Fórum Geração Igualdade, o Presidente da República lançou, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos a 10 de Dezembro de 2021, a iniciativa Marianne para os defensores dos direitos humanos. Este esquema de acolhimento em França destina-se a mulheres e homens ameaçados pelas suas actividades de direitos humanos. A primeira coorte só de mulheres da iniciativa Marianne acolheu em Paris as mulheres defensoras dos direitos humanos do Afeganistão, Birmânia, Bielorrússia, Nicarágua, Colômbia, Turquia, Iraque, Síria, Tanzânia, Sudão, China e os territórios palestinianos. Finalmente, a França lançou o seu terceiro plano de acção nacional sobre a agenda "Mulheres, Paz e Segurança" e aderiu ao Compacto "Mulheres, Paz e Segurança e Acção Humanitária".

Numa altura em que assistimos a um aumento do conservadorismo em todo o mundo e quando as várias crises sanitárias, políticas, humanitárias e climáticas estão a pôr em causa os direitos das mulheres e raparigas, o Fórum Geração Igualdade continua a ser um espaço único e indispensável de mobilização e progresso em prol da igualdade de género. A França continua mobilizada ao lado da ONU Mulheres para assegurar a sustentabilidade e o sucesso do Fórum Geração Igualdade e o seu plano de aceleração global.

Atualização : 09/08/2022

Princípio da página