15 professores de francês recebem formação em França [fr]
Depois do lançamento do projeto SEPIA em maio último, que visa apoiar e modernizar a formação dos professores de francês do Ministério da Educação de Angola, a formação teve início em julho de 2023.
Um total de quinze professores angolanos de francês deslocaram-se a França para receber formação sobre o ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) sobre a utilização de ferramentas digitais. A formação consistiu principalmente na aprendizagem e na adoção de actividades inovadoras a reproduzir na sala de aula, para alunos de todas as idades.
Os professores foram acolhidos e formados em três centros de formação franceses: o Centre de Linguistique Appliquée (CLA), o Centre d’approches vivantes des langues et des médias (CAVILAM) e o Bureau d’enseignement de la langue et de la civilisation française à l’étranger (BELC).
De 3 de julho a 10 de agosto, cerca de 150 professores de francês de todo o mundo deslocaram-se a França para uma formação no Centre de Linguistique Appliquée (CLA) de Besançon, incluindo seis professores angolanos.
No jornal Est Républicain, Denis Roy, professor do CLA e coordenador do curso, afirmou que o objetivo era "abrir os horizontes pedagógicos dos professores que vieram para o curso. A maior parte deles já tem uma boa experiência neste domínio. Mas muitos países criam os seus cursos de forma tradicional. Aqui, o objetivo é mostrar outras formas de ensinar”. (artigo)
- Professores no CLA de Besançon
- Professores no município de Vichy
- Professores no BELC de Sèvres
Seleccionado pelo o Bureau des études de langue française en Angola (BELFA), cada professor foi acolhido pelo Instituto de Formação de Quadros do Ministério da Educação de Angola e recebeu uma bolsa do Governo francês para participar nestes cursos de formação.
- Professores no BELFA))