Visita do Presidente Lourenço na França os 28 e 29 de Maio

O Presidente da República de Angola João Lourenço encontrou o seu homólogo o Presidente Emmanuel Macron em Paris para uma visita oficial de dois dias a partir do 28 de Maio 2018.

JPEG

A França foi o primeiro país europeu que o Presidente João Lourenço visitou oficialmente desde a sua toma de posse o 26 de Setembro de 2017 como presidente da Republica de Angola. Para o Presidente francês também, Angola faz parte dos países prioritários em África com o quais a França quer desenvolver as suas relações bilaterais.

JPEG
JPEG

A visita teve como destaque o encontro pessoal entre os dois Chefes de Estado no palácio presidencial do Eliseu onde o Presidente João Lourenço foi convidado para um almoço antes de assinar acordos nos domínios da Defesa, da Agricultura e acordos também com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com objectivo ajudar na diversificação da economia angolana.

JPEG
JPEG

Na conferência de imprensa o Presidente Emmanuel Macron frisou a importâncias de Angola na região de África central e manifestou a sua sensibilidade ao facto de França ser o primeiro país visitado pelo Presidente da República de Angola na Europa.

O Presidente Lourenço seguiu com uma visita à Assembleia Nacional francesa e na prestigiosa escola de ensino superior École Polytechnique afim do desenvolvimento da cooperação educativa com a instituição de renome internacional no âmbito da formação científica.

JPEG
JPEG
JPEG

A delegação angolana encontrou na tarde do 28 de Maio, as empresas francesas com as que poderão estudar as perspectivas de investimentos privados. O evento esteve organizado pelo MEDEF international a fim de pôr em contacto os representantes internacionais com o sector privado (O MEDEF international é uma associação proveniente do sindicato patronal Movimento das Empresas da França (MEDEF)).

JPEG

O Presidente João Lourenço encontrou nessa ocasião o Sr. Patrick Pouyanné, Presidente-director Geral da Total, o Sr. Patrice Fonlladosa Presidente do Comité Africa do MEDEF International e o Sr. Jean-Baptiste Lemoyne Secretário de Estado junto ao Ministro da Europa e Assuntos Exteriores.

JPEG

Acordos foram assinados para ampliação dos investimentos da Total em Angola no domínio da educação, da exploração e da distribuição. A Total também anunciou que ia conceder 50 bolsas de estudo para jovens angolanos.

JPEG

No dia 29, o presidente João Lourenço deslocou-se à cidade de Toulouse (Sul da França) para apresentação de duas empresas contando entre os líderes mundiais no sector aéreo: o europeu AIRBUS e o franco-italiano ATR (Aviões de Transporte Regional).

JPEG
JPEG

O Presidente Angolano e a sua delegação foram acolhidos por Christian Scherer, Presidente director geral de ATR e do Embaixador da França em Angola Sylvain Itté. Foram apresentados uma linha de montagem de avião e um avião finalizado.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

Deslocaram-se também para a sede de Airbus onde foram acolhidos pelo Sr. Guillaume Faury presidente da Airbus comercial Aircraft. A Empresa Airbus é um dos dois líderes mundiais no sector da aviação. Nos últimos 4 anos, a Airbus participou no 66% dos novos aviões vendidos na África subsaariana.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

O Presidente João Lourenço foi depois convidado a um almoço na Prefeitura de Haute-Garonne pelo Prefeito o exmo. Sr. Pascal Mailhos. O encontro permitiu abordar o assunto da implementação das autarquias pois a França também viveu processo de descentralização.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

No seu último dia de visita na França, o Presidente João Lourenço visitou o liceu agrícola do INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agro-pecuária) na cidade de Auzeville com destaque à perspectiva de cooperação na formação no sector agrícola.

JPEG
JPEG
JPEG

A delegação presidencial deslocou-se de seguida na cooperativa agrícola Arterris em Castelnaudary. As cooperativas agrícolas permitem aos agricultores de partilhar as ferramentas ou de colocar em comum a sua produção para facilitar armazenamento, embalagem, valorização e comercialização dos seus produtos a nível regional ou Internacional. Mais de 2700 empresas cooperativas agrícolas existem na França gerando mais de 85 mil milhões de euros cada ano.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

O Presidente encerrou a sua visita de dois dias dirigindo-se à comunidade angolana na França que foi ao seu encontro em Toulouse.

Foi a terceira vez que os dois presidentes se encontram, a primeira foi em Julho de 2017 quando o então ministro da Defesa foi convidado ao um encontro com o presidente Macron. Seguiu outro encontro pessoal na cimeira da União europeia/União Africana em Abidjan em Novembro 2017, os dois presidentes concordaram então no reforço das relações bilaterais. A visita de envergadura histórica do Chefe de Estado Angolano sucedeu pouco depois da visita oficial do Ministro dos Assuntos Exteriores, Jean-Yves Le Drian no passado mês de Março.

Atualização : 04/09/2018

Princípio da página