Visita ao campo de Refugiados na Província de Lunda-Norte

A delegação que chegou a cidade do Dundo no dia 14 de agosto, foi acolhida pelo Governador da Província de Lunda-Norte, Sr. Ernesto MUANGALA e as boas vindas do Governo Provincial da Lunda Norte, representantes da ONU e Chefes de Agências Humanitárias (ONGs).

JPEG JPEG JPEG

No quadro da visita esteve também em lista, a visita do posto fronteiriço de Chissanda, o centro de distribuição dos alimentos no Dundo, a reinião interagência entre Agências da ONU e ONGs, como também e reunião de segurança. A delegação seguiu para o campo do Lóvua no dia seguinte pela manhã.

JPEG JPEG

JPEG JPEG

A Embaixada de França em Angola, que se juntou ao Programa Alimentar Mundial (PAM), em ajuda aos refugiados do campo do Lóvua, se fez representar pelo seu 1° Conselheiro, o Sr. François SOW.

JPEG

A deslocação foi uma oportunidade de se certificar da chegada de 48 toneladas de bens alimentares (fuba de milho e sal) disponibilizados pela Cooperação francesa a fim de reduzir os riscos de malnutrição e reforçar o trabalho realizado no local pelo ACNUR e seus parceiros (World Vision, Médicos Del Mundo …).

JPEG JPEG JPEG

O campo do Lovua que encerrou com o registo de recém-chegados desde 31 de Agosto de 2017, conta presentemente um pouco mais de 20000 pessoas, que vivem distribuídas em cinco acampamentos (vários outros estão em curso de finalização) chamados “aldeias”, conta com 3 médicos (em breve 4) que realizam 3000 consultas por mês, muitas das vezes sobre doenças pulmonares, diarreias e 10 a 12 partos por semana. O campo tem um enorme desafio que é o aumento do número de consultas pré-natais – 76 mulheres estão registadas no programa de planeamento familiar. Alguns Angolanos de Lóvua vão também ao campo procurarem cuidados de saúde.

JPEG JPEG

Durante a visita vários desafios foram levantados, designadamente aqueles relacionados com as questões de saúde, de educação e de alimentação.

JPEG

PDF - 94.1 kb
Programa da visita
(PDF - 94.1 kb)
PDF - 64 kb
Detalhes sa visita
(PDF - 64 kb)
PDF - 34.6 kb
Agenda da visita
(PDF - 34.6 kb)
PDF - 399.3 kb
Lista nominal dos participantes
(PDF - 399.3 kb)

Atualização : 06/09/2018

Princípio da página