Primeiro café comunitário dos “Alumni” 2018

Esta sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018 a tardinha teve lugar na Mediateca da Alliance Française de Luanda o primeiro café comunitário dos “Alumni” do presente ano.

JPEG

O encontro começou com uma rápida apresentação interactiva das actividades previstas no âmbito da programação 2018 de Campus France : permanências e workshops ao benefício dos estudantes angolanos; conferências nas universidades; encontro de patrocínio entre Alumni e novos bolseiros do ano ; convites VIP para os eventos culturais, económicos e diplomáticos, etc. A eleição de um Embaixador Alumni foi igualmente abordado, enquanto representante da comunidade junto do público em geral e dos decisores. Vários modos de eleição foram evocados, a ideia de um concurso de eloquência ou de escrita durante o mês de Fevereiro foi bem acolhida.

JPEG

Os participantes beneficiaram depois de um tempo de palavra aberta em torno de um aperitivo, a fim de alargarem o conteúdo das discussões já iniciadas. Surgiram desse tempo de palavra ideias que demonstram o compromisso e a pertinência dos Alumni.

1- Valorização da comunidade: fomento de projectos pessoais que podem os “Alumni” realizar. Para além do apoio de acesso ao emprego, tratar-se-ia para a Embaixada e Campus France de promover esses projectos junto das empresas/associações, nomeadamente através da plataforma digital Alumni.

2- Relação com os intervenientes externos: facilitar o acesso às formações da Alliance Française ; poder interagir com o INAGBE a fim de contribuir pela melhoria do acompanhamento dos bolseiros.

3- Reforço da comunidade: vínculo com os estudantes presentemente na França; uma vez a rede estruturada, realização de um grande encontro anual fora da capital, ou até mesmo a obtenção de um estatuto associativo!

4- Comunicação interna: uso dos grupos temáticos da plataforma mas também criação de uma nova página Facebook pelos e para os “Alumni” angolanos.

Podemos guardar deste encontro o facto que 2018 representa um ano crucial para a comunidade dos “Alumni” em Angola. A estratégia da rede Campus France e a recente abertura da plataforma France Alumni Angola ao público em geral, são sinais positivos que antevêem grandes oportunidades para o alargamento da rede, o seu reforço e o crescimento da sua visibilidade junto das empresas.

Agenda e lema do próximo encontro ficam por determinar! Agradeço pelo vosso dinamismo e pela boa disposição!

Obrigada a: Bimba Adelino, Coquelo Lifundo, Cristovão Emerson, Da Silva António, Mpanzu Mona, Sita Matondo, Vuata José Antonio, Zanzala David Julien e aos dispensados

Contacto : aurelie.tshibangu@diplomatie.gouv.fr

Atualização : 30/01/2018

Princípio da página