Primeira participação do desenhador angolano Sérgio Piçarro ao Cartooning In Africa [fr]

Para a ocasião do World Press Freedom Day organizado pela UNESCO e pela União Africana em Adis Abeba nos dias 1,2 e 3 de maio de 2019, Cartooning for Peace reuniu 26 desenhadores da imprensa africana e mundial para festejar a liberdade de imprensa!

Cartooning In Africa - JPEG

Grandes nomes do meio, como o caricaturista francês Plantu contribuíram ao evento. A Embaixada da França em Angola gostaria de ressaltar a presença do caricaturista Piçarra, primeiro angolano a ter a oportunidade de contribuir a esse evento.

Plantu - PNG

Em parceria com a UNESCO e a União Europeia, Cartooning for Peace organizou no dia 3 de maio a mesa redonda « Desenhemos a Paz e a Democracia : liberdade artística e de expressão na ponta do lápis » e criou a exposição «Cartooning in Africa», que oferece uma visão geral pan-africana da liberdade de imprensa. Teve lugar na aliança franco-etíope de Adis Abeba no dia 4 de maio.

Piçarra - JPEG

Os objectivos eram diversos :

- Lançamento do programa de introdução as médias e à informação “Desenhemos a Paz e a Democracia”. Será apoiado pela implementação de uma formação para desenhadores, professores e profissionais da educação para animar stands pedagógicos para o desenho de imprensa destinado a um público jovem.

- Inscrição de Cartooning for Peace para a temporada cultural Africa 2020 através a publicação de um livro descrevendo o encontro dos desenhadores, a criação de um documentário e a organização de eventos (encontro, exposição)

- Aproveitar esse encontro para reforçar os laços no continente africano através os desenhadores

Mankiko o imbumbável desloca-se ao Dia Mundial da liberdade de imprensa - JPEG

Atualização : 24/05/2019

Princípio da página