O papel do Embaixador [fr]

O Embaixador de França em Angola é o representante da República Francesa na República de Angola, a partir da apresentação das suas credenciais ao Presidente da República de Angola.

Nomeado pelo Conselho de Ministros, ele é o depositário da autoridade do Estado no país ao qual está acreditado. É responsável, sob a autoridade do Ministro dos Negócios Estrangeiros, pela implementação da política externa da França em Angola. Ele representa o Chefe de Estado, o governo e cada um dos ministros. Ele também dirige o trabalho de todos os serviços da embaixada e supervisiona as agências governamentais francesas em Angola.

O Embaixador informa as autoridades francesas de todos os aspectos relevantes da vida nacional angolana, negoceia em nome da França, contribui para o desenvolvimento das relações bilaterais em todas as áreas e assegura a protecção dos interesses e cidadãos franceses em Angola.

A fim de cumprir as suas missões, mantém numerosos contactos, tanto em Luanda como durante as suas frequentes viagens por todo o país. Cada departamento da embaixada contribui para o trabalho do Embaixador na sua própria área de actividade.

Atualização : 16/05/2022

Princípio da página