Lançamento do projecto "Minha Água, Minha Vida" da associação Química Verde em Caxito [fr]

A Embaixada de França em Angola apoia a associação Química Verde Lab no seu projecto "Minha Água, Minha Vida", que visa desenvolver o acesso à água potável nas comunidades rurais e urbanas que dela são privadas. Através do fornecimento de biofiltros à base de areia, construídos com materiais sustentáveis e baratos, estas populações podem ter acesso a este bem essencial para a sua vida e saúde. Como parte desta cooperação, foram entregues biofiltros à comunidade rural de Paranhos em Caxito, na província de Bengo.

A iniciativa "Minha Água, Minha Vida" utiliza uma tecnologia de tratamento de água muito simples utilizando um biofiltro à base de areia que remove rápida e eficazmente a maior parte das lamas e contaminantes biológicos da água. Este sistema simples e barato transforma a água suja comummente utilizada por estas populações para o seu consumo diário e higiene em água clara cujas características microbiológicas são grandemente melhoradas.

Esta acção foi desenvolvida no âmbito de um programa geral de saneamento para populações sem acesso a água da rede. Inclui também uma parte dedicada à educação higiénica das raparigas jovens, particularmente durante o seu período menstrual, período durante o qual são penalizadas por não irem à escola, privando-se do legítimo acesso à educação que é o seu direito enquanto jovens adolescentes. Além disso, está a ser realizada uma segunda acção ligada às práticas de higiene e à saúde da população e materializada pela aprendizagem de uma técnica de fabrico de sabão a partir da recuperação de óleo de cozinha usado.

Globalmente, este programa visa contribuir para a saúde, a educação e a redução das desigualdades de género, temas que fazem parte da estratégia francesa de cooperação e ajuda ao desenvolvimento.

Após o lançamento cerimonial do projecto na cidade de Caxito, as S.E o Embaixador de França em Angola, Sr. Daniel Vosgien, a Secretária de Estado para o Ambiente, Sra. Paula Coelho, e o Vice-Governador da Província do Bengo, Sr. Agostinho da Silva, visitaram os habitantes da comunidade rural de Paranhos. Conseguiram discutir com eles e ver as suas necessidades em termos de acesso à água potável e, ao mesmo tempo, fornecer-lhes uma solução nesta área.

A equipa da associação Química Verde, liderada pela sua fundadora Sra. Yonara Freitas, demonstrou a purificação da água com filtros de areia e o processo de fabrico de sabão aos habitantes deste município, bem como aos representantes da imprensa local e nacional.

É de notar que meninas, estudantes de turmas de seconde do liceu Eiffel de Caxito, também estiveram presentes neste evento.

Desde o início do projecto em 2016, mais de 2.000 famílias, espalhadas por mais de 5 províncias de Angola, já beneficiaram das várias acções levadas a cabo pela associação Química Verde. A implementação do projecto na província do Bengo trará, diariamente, uma melhoria real das condições de vida das 140 pessoas da comunidade de Paranhos.


© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

© Vernon de Castro

‹ prev | next ›

Atualização : 25/05/2022

Princípio da página