Fórum Mundial da Água em Dacar: Responder aos desafios da água e do saneamento do século XXI [fr]

De 21 a 26 de Março de 2022, o Senegal está a organizar o 9º Fórum Mundial da Água sobre o tema "Segurança da Água para a Paz e Desenvolvimento". Convencida de que a água está no centro do equilíbrio de todos os nossos ecossistemas e sociedades, a França está a participar neste grande evento para o século XXI.

O Fórum Mundial da Água é o principal evento internacional sobre questões de água doce e tem sido organizado cada três anos, desde 1997, pelo Conselho Mundial da Água com sede em Marselha. Reúne governos, instituições multilaterais, o sector privado e a sociedade civil, todos os interessados para colaborar e fazer progressos a longo prazo nos desafios globais da água.

A um ano da grande Conferência Internacional sobre a Água, a realizar sob a égide das Nações Unidas em 2023, este 9º Fórum representa um passo fundamental para assumir compromissos políticos e financeiros concretos com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e em particular com o ODS 6, que visa "garantir o acesso à água e ao saneamento para todos, e assegurar uma gestão sustentável dos recursos hídricos".

Pela primeira vez, o Fórum Mundial da Água está a decorrer em África Subsaariana, em Dacar. Permitirá chamar a atenção da comunidade internacional para as questões específicas da África Ocidental e da região do Sahel.

Este 9º Fórum centra-se em quatro prioridades, válidas para África como para o resto do mundo:

  • a segurança do seu abastecimento e saneamento,
  • a sua boa gestão para assegurar o desenvolvimento rural,
  • a cooperação,
  • os instrumentos e meios e, em particular, as questões de financiamento e governação.

A água: um grande desafio para o século XXI

A escassez de água, a má qualidade da água ou a falta de instalações sanitárias têm um impacto negativo na segurança alimentar, saúde, igualdade de género e nas condições de vida das populações desfavorecidas. De facto, de acordo com as últimas estimativas das Nações Unidas, 2 mil milhões de pessoas ainda não tinham acesso a água potável nas suas casas em 2020. 771 milhões de pessoas tiveram de viajar pelo menos 30 minutos das suas casas para ter acesso a água potável, e mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo bebem água não tratada e de má qualidade.

A água é um recurso vital que deve ser protegido. É essencial para a biodiversidade, segurança alimentar, saúde e mesmo a paz. Esta é a visão que prevalece nos projectos numerosos de gestão sustentável e de acesso à água que a França apoia em todo o mundo, particularmente no continente africano, uma área de intervenção prioritária da Estratégia Internacional da França para a Água e o Saneamento para o período 2020-2030.

Reunião em Dacar para abordar os desafios da água e do saneamento do nosso tempo e contribuir para a implementação concreta da agenda global da água.

Mais informações sobre:
O Fórum Mundial da Água
A acção da França em matéria de água e saneamento
Website da AFD: "Água e saneamento"

Atualização : 18/03/2022

Princípio da página