Esperança Peterson, Directora Geral do ISCED, homenageada com entrega oficial de Medalha

JPEG

No comando do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda desde 2015, Esperança Peterson, natural do Uíge, é directora-geral do ISCED, onde já foi responsável do curso de Francês e coordenadora do mestrado da mesma área. Dona de duas licenciaturas em Francês – uma no ISCED e outra na Universidade de Mompellier, França, – tem o mestrado e doutoramento em Francês pela Universidade de ‘Pau et des Pays de L´Adour’, França.

JPEG JPEG

Co-autora de um manual escolar de francês, lançado esta semana, Esperança Peterson é mãe de cinco filhos (dois dos quais são professores) e casada com Domingos Pedro Peterson, reitor da Universidade Jean Piaget, em Luanda.

JPEG

Esperança Peterson chegou com uma ‘carteira’ repleta de planos: harmonizar a grelha curricular, aumentar a oferta formativa, ‘lutar’ para a actualização das categorias dos docentes e implementar o transporte para estudantes. Apesar dos apertos no sector da educação, a directora incentiva os jovens a aderirem à docência, profissão do esposo e de mais dois filhos.

JPEG JPEG JPEG

A sua designação na ordem das Palmas Académicas vem portanto reconhecer legitimamente o seu rico percurso profissional e pessoal bem como oseu compromisso em prol do desenvolvimento do ensino do francês participando no fortalecimento e no dinamismo da relação franco-angolana que ganhou esses ultimos anos uma dimensão particular.

JPEG

A Ordem das Palmas Académicas (Palmes académiques) é uma ordem honorária francesa reintegrada em 4 de outubro de 1955 pelo presidente do Conselho Edgar Faure. Substitui a distinção do oficial da academia, criado em 1808 por Napoleão I para honrar os membros distintos das universidades.

JPEG JPEG JPEG

Atualização : 26/04/2019

Princípio da página