Entrega das insígnias de « Chevalier de la Légion d’Honneur » a Sra. Françoise Sohm [fr]

No dia 27 de Novembro de 2019, em Luanda, o Embaixador da França em Angola, Sr. Sylvain Itté, promoveu ao grau de « Chevalier de la Légion d’Honneur » a Sra. Françoise Sohm. Sohm.

JPEG

Professora destacada da Eduaçao Nacional Francesa, adida de administração universitária, ou ainda professora de Francês como língua estrangeira na Alliance française de Luanda, a Sra. Sohm sempre foi muito ativa na área da educação e da promoção do francês.

Ela criou em 1993 a Associação lei 1901 Mulemba que tem como objectivo ajudar as crianças órfãs ou abandonadas. A Associação abriu em 1995 um centro para acolher as crianças de Viana, e a escola As Buganvilias em 2001. No mesmo ano, a Sra. Sohm foi nomeada “Chevalier de l’Ordre National du Mérite”.

Cerca de 1600 crianças estão atualmente escolarizadas nesta escola, da iniciação à 9.ª classe e 160 mães beneficiam de aulas de alfabetização. Alguns antigos alunos foram estudar para a França, Portugal, a Namíbia ou a África do Sul. Outros voltaram a escola enquanto professores.

JPEG

“A vossa nomeação na ordem da Légion d’Honneur reconhece legitimamente o vosso percurso exemplar, a vossa generosidade ao serviço das crianças desfavorecidas, que contribui ao reforço e ao dinamismo das relações franco-angolanas.

Sra. Françoise Sohm, para esta vida de dedicação ao serviço da educação para todos, a República francesa desejou manifestar o seu reconhecimento.

Em nome do Presidente da República e ao abrigo dos poderes que nos foram conferidos, a nomeamos Chevalier de la Légion d’Honneur”.

JPEG

Atualização : 03/12/2019

Princípio da página