Ensino superior e pesquisa em tecnologia [fr]

Neste contexto que a Embaixada de França, através do seu Serviço de Cooperaçao e Acçao Cultural (SCAC), assegura o acompanhamento e apoio aos estudantes formados no âmbito do projecto FSPI ESR-T Angola (2020-2022), cuja equipa está ainda muito dinâmico.

Este projecto apoia a cooperação entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) em Luanda, a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC) e a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) para o desenvolvimento do ensino superior e investigação em tecnologia em Angola. Este financiamento permitiu a criação de dois mestrados, um laboratório "fab lab", uma plataforma de partilha de recursos educativos, bolsas de doutoramento, bem como a realização de eventos para desenvolver uma cultura tecnológica em Angola (Conferencia França Angola Tecnologia, 24 Horas Angolanas da Inovaçao, etc.).

Nesta continuidade, três visitas de representantes dos estudantes, assim como funcionarios do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e da Universidade Agostinho Neto foram organizadas na França entre Setembro e Dezembro de 2022, com o apoio do SCAC da Embaixada de França em Luanda. A última visita resultou na assinatura de um acordo de parceria entre a UAN e a UTC, formalizando a relação já bem estabelecida.

Os intercâmbios foram frutuosos graças à dinâmica estabelecida e ao envolvimento das diferentes partes, e particularmente ao apoio do Prof. Jean-Pierre Caliste: Professor Emérito da UTC e coordenador local do "dispositivo ESR-T" que também dá cursos na Faculdade de Engenharia da UAN. Alterna o seu tempo de trabalho entre a França e Angola a fim de dinamizar esta rede e reforçar as actividades entre as instituições no quadro da sustentabilidade das acções.

O desenvolvimento de um ecossistema de parceiros-chave, tanto académicos como institucionais e económicos, permitiu a sustentabilidade e a autonomia do sistema. Abrem-se novas perspectivas para os próximos anos, com a proposta, no âmbito do projecto europeu UNI.AO, de um mestrado em engenharia de dados e ciência e de uma escola de doutoramento.

"...Este programa de visitas e excursões académicas em França deu-nos grande vantagem porque nos sentimos acordados, motivados e agora estamos conscientes da grande importância de adquirir conhecimentos teóricos e práticos da tecnologia inovadora na nova geração da Indústria 4.0. Foi uma experiência transformadora partilhar conhecimentos e experiências com professores e estudantes de francês, bem como assistir ao fabrico de carroçarias e módulos para fabricantes de automóveis, compreender o controlo dos processos de produção e qualidade, profissionalismo, inovação e organização de engenheiros e equipamentos na indústria. O nosso desejo é adquirir e trazer para o nosso país (Angola), todo o conhecimento e know-how que vemos nas universidades e empresas que visitamos em França."

Testemunho da Imaculada Quinda e Luis Lopes, representantes dos estudantes em visita às UTs de Compiègne e Belfort-Montbéliard

JPEG

Atualização : 07/02/2023

Princípio da página