Encontro do ministro Le Drian com a rede dos "Alumni"

PNG

Na última quinta-feira, 1 de Março, a rede dos “Alumni” em Angola teve a honra de receber uma visita do Ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves le Drian.

Um grupo de nove (9) “Alumni” da Rede reuniu-se para manterem um encontro com o Ministro durante uma mesa redonda no Liceu francês Alioune Blondin Beye de Luanda. Os “Alumni” tiveram, sucessivamente, a oportunidade de falar da sua experiência em França, em ligação com a sua actual situação. As trocas de impressões ocorreram sob o olhar atento do Ministro, do Director do Departamento África do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e do Embaixador de França em Angola, Sylvain Itté.

PNG

A diversidade dos percursos e das gerações no seio da Rede dos “Alumni” foi apontada e elogiada. O Ministro insistiu, por outro lado, sobre a importância dos encontros para federar e impulsionar a comunidade. Relativamente as oportunidades, o êxito profissional dos “Alumni” foi notado, apesar de uma conjuntura económica difícil (nomeadamente a progressão de carreira no sector do ensino e da investigação, a criação de empresa, ou ainda o recente recrutamento de um “Alumni” por uma empresa parceira da rede).

Finalmente, a participação e a exemplaridade dos antigos estudantes presentes no encontro permitiram dar uma imagem positiva da rede dos “Alumni” em Angola junto do Ministro francês dos Negócios Estrangeiros. Esse reconhecimento abre a porta a futuros projectos académicos para Angola, cujo número de estudantes de saída para a França não tem parado de aumentar esses últimos anos (+39% entre 2010 e 2015 segundo o último recenseamento feito por Campus France).

Parabéns aos senhores Jerónimo Ambrósio, Cirilo Cauxeiro , Anacleto Chindondo, Emerson Cristovão, Miguel Kalea, Lukombo Nzatuzola, Luzolo Makumbu, Ndonga Mfuwa, e Wilson Paciência !

Atualização : 20/09/2018

Princípio da página