Edição do evento gastronómico Goût de France em Luanda - 21 de Março de 2018

No dia 21 de Março de 2018, Goût de/Good France reuniu 3300 Chefs, 3300 “menus”, nos 5 continentes.

No dia 21 de Março, Goût de/Good France reuniu mais de 3300 restaurantes em 150 países para celebrar a gastronomia francesa. Sob a tutela do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e do Chef Alain Ducasse, o evento inspira-se em Auguste Escoffier que, em 1912, iniciou os “jantares de Epicuro”: o mesmo “menu”, no mesmo dia, em diferentes cidades do mundo e para um grande número de convidados.

"Classique ou moderne, il n’y a qu’une seule cuisine... la bonne." Paul Bocuse

Alain Ducasse pretendeu que esta edição de Goût de France / Good France fosse também uma ocasião para prestar homenagem a Paul Bocuse: os Chefs participantes tiveram a oportunidade de incluir no menu um prato do repertório ou inspirado no ADN da cozinha de Paul Bocuse.

Assim, sob a forma de um jantar, verdadeiro elo de ligação entre os Chefs de todo o mundo, foi celebrada a gastronomia francesa, a sua capacidade de inovação e de associação em torno de valores comuns: a partilha e o prazer, respeitando o planeta e a saúde.

O objectivo era também o de valorizar a arte de bem viver à francesa, os produtos regionais e mais largamente promover o “Destino França” no estrangeiro. Com efeito, um terço dos turistas afirmam visitar a França pela sua gastronomia, da qual faz parte a “refeição gastronómica dos Franceses” inscrita no património mundial imaterial da UNESCO em 2010.

Delícias de Paris

Via R1, Talatona (atrás do Belas Shopping)

Aberto desde 2016, o restaurante Delícias de Paris propõe pratos e pâtisseries tipicamente francesas num espaço inspirado pela Cidade Luz.

Formado na prestigiosa escola Lenôtre e com uma ampla experiência internacional, o Chef Rony Kayrouz apresentará um menu delicado e refinado, harmonizado com vinhos franceses. Os clientes poderão escolher entre a sala principal e uma sala lounge para fumadores.

Menu do dia 21/03

Aperitivos com um copo de champagne

Tartare de salmão e manga

Medalhão de carne& batata à la dauphinoise

ou

Filete de capitão & ratatouille

Selecção de queijos & pães

Esfera chocolate & damasco

Sugestões de vinhos : Chateau Ferrande (vinho branco/Graves) Château Montlabert (vinho tinto/ Saint-Émilion)

Brasserie Bento

Rua junta à Clínica Multiperfil, Morro Bento

O que é Brasserie Bento ? É uma típica brasserie francesa com um toque africano. Um ótimo lugar em Luanda, onde pode desfrutar de cozinha francesa requintada, excelente vinho francês, cocktails surpreendentes, passar um dia relaxante perto da piscina.
Cozinheiro, Padeiro & Pasteleiro de restaurante à mais de 20 anos, o Chef Matthieu Alcouffe foi formado por Grandes Estrelas Michelin, tendo essencialmente trabalhado em estabelecimento de renome. Também foi gerente do seu próprio restaurante durante 4 anos.

Menu do dia 21/03

Aperitivos com base foie-gras com um copo de champagne

Liégeois de lagosta com abacate e tomates confitados

Lombo de carne, molho périgourdine e batata dauphine

Variedade de queijos franceses e pão de nozes

Mini torta de morango com crocante de caramelo

JPEG

A gastronomia francesa é um dos pilares da atractividade da França e contribui activamente para a sua projecção cultural. A riqueza da nossa cozinha, a inscrição do "repas gastronomique des Français" na lista do património cultural imaterial da UNESCO, fazem dos nossos territórios destinos únicos propondo experiências gastronómicas diversificadas e em constante renovação.

Uma região em destaque

Em 2018, Goût de France / Good France colocou uma região em destaque, a Nouvelle Aquitaine. Um cadinho de excelência dos vinhos franceses, com Bordeaux como marca mundial representando todo o território, a região é rica pelo seu património gastronómico e enológico. Os produtos da Nouvelle Aquitaine foram assim homenageados nos menus servidos numa selecção de restaurantes em França e internacionalmente.

Homenagem a Paul Bocuse

"Classique ou moderne, il n’y a qu’une seule cuisine... la bonne."

Paul Bocuse

JPEGAlain Ducasse pretendeu que esta edição de Goût de France / Good France fosse também uma ocasião para prestar homenagem a Paul Bocuse: os Chefs participantes tiveram a oportunidade de incluir no menu um prato do repertório ou inspirado no ADN da cozinha de Paul Bocuse.

O maior jantar do mundo

Nesta 4a edição, foram mais de 150 embaixadas de França no estrangeiro e 3300 restaurantes que participaram no evento, incluindo 1300 em França. Todos os Chefs proposeram, no mesmo dia, quarta-feira, 21 de Março de 2018, menus "à francesa".

Este evento único no mundo, organizado por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, contribui para a divulgação da cozinha francesa nos 5 continentes e em mais de 150 países.

Retomando a ideia dos “jantares de Epicuro” de Auguste Escoffier em 1912, o Goût de/Good France mobiliza os chefs de todo o mundo e as embaixadas para servirem, no mesmo dia, jantares “à francesa” em diferentes cidades do mundo. No dia 21 de Março, é minha cozinha é francesa! O Goût de /Good France, uma homenagem à excelência: “Falar de cozinha – de cozinha francesa – é falar da alegria de viver, de leveza, de optimismo e de prazer, de ideias muito definidas para a boa imagem do Destino França”.

Alain Ducasse foi, com o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, o fundador deste evento. O Goût de/Good France inscreve-se, assim, no espírito desta ideia reunificadora com o desejo de associar todas as categorias de restaurantes, nos quatro cantos do mundo. A primeira edição deste evento internacional teve lugar em 2015, no seguimento da inscrição da gastronomia francesa no património imaterial da UNESCO. Assim, a cada 21 de Março, os restauradores participantes proporcionam aos seus convidados a experiência da arte de viver à francesa e prestam homenagem à sua capacidade de inovação e aos valores que ela transmite: partilha, prazer, respeito pelo “bem comer”, pelos seus contemporâneos e pelo planeta.

Em 2017, mais de 2100 restaurantes participaram em 150 países, foram servidos cerca de 250 000 menus e recebidas 8 000 pessoas, em 156 embaixadas. Vitalidade, modernidade, responsabilidade: a cozinha espelha, assim, os valores positivos de França com uma dimensão calorosa associada aos prazeres da mesa.

Lançamento da 4a edição de Goût de / Good France

A operação Goût de / Good France 2018 foi oficialmente apresentada no dia 6 de Março, por Jean-Yves Le Drian, Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Baptiste Lemoyne, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, e pelo Chef Alain Ducasse, na presença de muitos Chefs franceses e estrangeiros.

PDF - 141.8 kb
(PDF - 141.8 kb)

Vejam também : France diplomatie

A operação “Goût de France / Good France” em Angola é coordenada pela Embaixada da França, Business France e a Alliance Française.

Atualização : 28/03/2018

Princípio da página