Despedida oficial aos 104 bolseiros para França [fr]

Nessa quarta-feira 26 de junho de 2019, a madrinha dos bolseiros, a Primeira Dama da República a Dra. Ana Dias Lourenço, o Secretário de Estado do Petróleo, José Alexandre Barroso, o Director Geral da Total E.P Angola, o Sr. Olivier Jouny e o Embaixador de França, S.E. Sylvain Itté participaram na cerimónia de despedida dos 104 bolseiros que estudarão em França no próximo ano lectivo.

"Que os meus afiliados sejam os melhores!" incentivou a Primeira Dama.

JPEG - 118.8 kb
Primeira Dama Ana Dias Lourenço

O Ministério dos Recursos minerais e do Petróleo e a Total E.P Angola, na sua vontade de apoio à formação de futuros quadros angolanos, decidiram implementar um programa bolsas de estudos em parceria com a Embaixada de França em Angola. As bolsas com uma duração de 3 anos ou de 5 anos, nas áreas da engenharia e outras áreas prioritárias para o país foram assim atribuídas a 104 estudantes.

JPEG - 365.7 kb
O Embaixador da França, Sr. Sylvain Itté

A selecção final dos bolseiros foi organizada pela Embaixada da França em parceria com os Institutos Universitários Tecnológicos (IUT) que acolherão os estudantes a partir do próximo ano lectivo francês (Setembro de 2019). Os candidatos foram submetidos a provas escritas e orais de matemáticas, física e química.

JPEG - 442.4 kb
Primeira Dama com o diretor geral da Total em Angola, O Sr. Olivier Jouny

A Alliance Française de Luanda acolhe actualmente os 104 bolseiros para um curso intensivo de francês de quatro meses que começou em Março financiado pela Embaixada da França. Durante o mesmo período, o liceu francês participa no reforço da formação em matemáticas dos bolseiros.

Os bolseiros usufruirão da isenção de propinas através do estatuto de bolseiros do governo francês atribuído pela Embaixada de França.

JPEG - 423.5 kb
Os bolseiros reunidos

Atualização : 04/07/2019

Princípio da página