Covid-19: doações de doses de vacinas pela França – ponto de situação no mês de Janeiro 2022 [fr]

Nesta data, a França já cedeu 76,5 milhões de doses de vacinas conta a Covid-19. Mais de 58 milhões de doses foram já entregues, dais quais 11 milhões para o mês de Janeiro 2022.

O governo francês fez da partilha das vacinas COVID-19 uma das suas prioridades, em solidariedade com os países afetados pela pandemia no intuito de contribuir a acelerar a cobertura vacinal na escala mundial.

A França desempenhou um importante papel na implementação desta aproximação e entretanto responsabilizou-se em doar 120 milhões de doses até meados 2022.

A França desejou concentrar a sua ajuda nos países mais vulneráveis aos sistemas de saúde frágeis, designadamente em Africa:

  • 41,9 Milhões de doses foram assim atribuídas em países africanos, das quais 10 milhões de doses na União africana por via do seu dispositivo de compra de vacinas AVAT;
  • 40 Países africanos, entre outros Angola, receberam até esta data doações francesas e este esforço específico a favor de Africa é prosseguido.

PNG

Essas doações, que permitirão vacinar uma população pelo menos igual à população francesa, incluem o conjunto das vacinas que foram utilizadas pela França na sua própria campanha de vacinação – AstraZeneca, Pfizer, Janssen et Moderna -, iniciadas enquanto a vacinação dos Franceses estava no seu auge, numa verdadeira vontade de solidariedade.

PNG

Ler o artigo de opinão sobre o papel da França na solidariedade vacinal pelo Embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, publicado no Jornal de Angola.

Atualização : 11/02/2022

Princípio da página