Comunicado da ministra das Forças Armadas, Florence Parly (Paris, 5 de junho de 2020) [fr]

Por ocasião da Cimeira de Pau realizada no último dia 13 de Janeiro, os chefes de Estado da França e dos países do G5 Sahel reafirmaram sua determinação em continuar engajados na luta contra os grupos terroristas que operam na faixa sahel-saariana.

Esse combate essencial para a paz e a estabilidade na região acaba de obter um grande êxito.

No dia 3 de junho, as forças armadas francesas, com o apoio de seus parceiros, neutralizaram o emir da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), Abdelmalek Droukdal, e vários de seus colaboradores próximos, durante uma operação no norte do Mali. Abdelmalek Droukdal, membro do comitê diretor da Al-Qaeda, comandava todos os grupos alqaedistas do norte da África e da faixa saheliana, entre os quais o JNIM, um dos principais grupos terroristas ativos no Sahel.

As operações contra o Estado Islâmico no Grande Saara, outra grande ameaça terrorista na região, também continuam. No último dia 19 de maio, as forças armadas francesas capturaram Mohamed el Mrabat, veterano da Jihad no Sahel e importante oficial do EIGS.

Parabenizo e agradeço a todos aqueles que possibilitaram e conduziram essas operações audaciosas, que minam severamente a ação desses grupos terroristas. Nossas forças, em cooperação com seus parceiros do G5 Sahel, continuarão a rastreá-los de forma implacável.

Atualização : 17/06/2020

Princípio da página