Comemoração dos 10 anos das Escolas do projecto Eiffel na presença da Ministra da Educação e do Embaixador de França em Angola

A cerimónia ocorreu na sexta-feira 20 de Abril na sede da Total E&P Angola e contou com a participação da Ministra da Educação, Sra. Maria Cândida Teixeira, do Embaixador de França em Angola, Sr. Sylvain Itté, e do Director-geral da Total E&P Angola (TEPA), Sr. Laurent Maurel, que salientaram, todos, o rigor e a motivação manifestados pelos alunos e os professores dos Liceus Eiffel, visíveis através dos excelentes resultados alcançados em todos os concursos nacionais e internacionais.

JPEG
JPEG

Consideradas hoje como escolas de referência, os quatro Liceus científicos públicos (Caxito, N’dalatando, Malanje e Ondjiva) da Rede Eiffel seguem o currículo escolar angolano com o apoio financeiro da Total E&P Angola, sob a coordenação da Missão Laica Francesa (MLF). Um ensino bilingue apoiado pela Embaixada de França está sendo ministrado nesta rede há dois anos e as escolas deveriam conseguir ainda este ano o selo “LabelFranceEducation” que permitirá a integração dessas numa rede internacional de escolas bilingues, reconhecida pela sua qualidade. Um convénio com a prestigiosa “École Polytechnique, l’X”, permitirá contar com o auxílio de dois estagiários que vão assegurar, a partir de Outubro, uma missão de tutoria e de formação de 6 meses junto dos alunos e dos professores.

JPEG
JPEG

Essas escolas desempenham igualmente um papel relevante na formação dos docentes de disciplinas científicas já que sessões de formação abertas aos professores das escolas circunvizinhas são regularmente organizadas.

A Ministra da Educação recomendou a criação de mais escolas desse tipo em demais províncias do país. O Director-geral da TEPA atendeu à solicitação evocando o projecto da construção duma quinta escola apoiada pela empresa.

O Embaixador de França, por sua vez, destacou a importância desse projecto para a cooperação francesa, projecto que representa um belo exemplo de parceria público-privada bem-sucedida num sector tão fundamental quanto a educação.

JPEG

Atualização : 27/04/2018

Princípio da página