Bretanha foi o tema do 14 de Julho de 2019 [fr]

A Embaixada da França em Angola celebrou o 14 de Julho, dia de festa nacional. O Embaixador da França Sylvain Itté e a sua esposa, Sra. Cristina Calheiros-Itté, receberam no domingo 14 de Julho a comunidade francesa, as autoridades angolanas, o corpo diplomático acreditado em Angola, e também representantes das empresas francesas, personalidades angolanas do mundo político, económico e da comunicação social e representantes da sociedade civil entre outros.

JPEG

Este ano, a celebração teve como tema a Bretanha (região da costa Atlântica de França), com crepes tradicionais servidos aos convidados e a actuação da orquestra de Bagal de Lann Bihoué.

JPEG

Foram prestadas homenagens aos grandes homens e mulheres da Nação francesa desaparecidos no corrente ano. Entre eles o cantor mundialmente conceituado Charles Aznavour, o Presidente do Secours populaire Français (SPF) Julien Laupêtre e a cineasta Agnès Varda. Homenagem especial também a Alain Bertoncello e Cédric de Pierrepont, dois oficiais-marinheiros da Marinha nacional que morreram em heróis numa operação de libertação de reféns no Burkina Faso em Maio.

JPEG - 3.6 Mb
Sua Excelência o Embaixador da França Sylvain Itté e a sua esposa, Sra. Cristina Calheiros-Itté

O embaixador homenagea os grandes homens e as grandes mulheres da nação francesa mortos este ano - JPEG

O 14 de Julho de 1789 corresponde à tomada da prisão real da “Bastilha” pelo povo de Paris. O dia representa pelos Franceses o início da Revolução Francesa que deu luz aos princípios fundamentais da República Francesa de Liberté Égalité e Fraternité (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) e aos direitos humanos através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Um ano mais tarde em 1790, foi a data do 14 de Julho que foi escolhida para celebrar a Festa da Federação e da União da Nação no campo de Março em Paris (lugar ocupado hoje pela Torre Eiffel). Desde 1880, o 14 de Julho torna-se num evento nacional festivo que comemora os ideais da Revolução francesa, e a unidade de todos os franceses.

Ministra da Educação, Dra. Cândida Teixeira, o embaixador de Angola em França Dr. Miranda, o DG da Total Angola e o Embaixador Itté e sua esposa brindando - JPEG

A catedral Notre-Dame de Paris foi homenageada com um bolo à sua imagem - JPEG

Word - 25.2 kb
Discurso do Embaixador Itté, 14 de Julho 2019
(Word - 25.2 kb)

Atualização : 18/07/2019

Princípio da página