Balanço da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia [fr]

De 1º de janeiro a 30 de junho de 2022, a França presidiu o Conselho da União Europeia (PFUE).

Esta presidência foi marcada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Para consolidar uma resposta europeia, várias cimeiras, reuniões ministeriais formais e informais foram organizadas em França, Bruxelas e Luxemburgo. O Presidente da República, Emmanuel Macron, reuniu paticvularmente com os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Versalhes, nos dias 10 e 11 de março, durante uma cimeira que permitiu adotar sanções contra a Rússia e coordenar, como europeus, numa resposta comum.

É neste contexto de crise que o PFUE tem trabalhado para alcançar objetivos ambiciosos no sentido de assegurar transições ecológicas e digitais, proteger e adaptar o nosso modelo social, permitir a recuperação económica, responder a questões de defesa ou mesmo reafirmar os interesses e a importância valores com mais de 400 eventos organizados na França e mais de 2.000 reuniões de funcionários europeus, a presidência francesa permitiu, em um contexto excepcional de guerra na Ucrânia, avanços concretos com 130 textos aprovados sobre temas prioritários políticas para uma Europa mais soberano, mais social, mais verde e mais próximo dos seus cidadãos.

A França passou o bastão no dia 1 de julho para a República Tcheca, que assume a presidência do Conselho da UE pelos próximos seis meses. Juntamente com a República Checa e o terceiro membro do trio, a Suécia, a França continuará envolvida para contribuir para o sucesso desta presidência.

PDF - 76.9 kb
Synthèse du bilan de la présidence française du Conseil de l’Union européenne
(PDF - 76.9 kb)

Ver o discurso do Presidente da República na conferência de imprensa do Conselho Europeu de 23 e 24 de junho de 2022 (em francês)

Atualização : 05/07/2022

Princípio da página