Assinatura de um novo acordo para reforçar o empenho da França na formação nas escolas da rede Eiffel em Angola

JPEG - 1.6 Mb
(JPEG - 1.6 Mb)
JPEG - 2.2 Mb
(JPEG - 2.2 Mb)

A Sra. Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, o Embaixador de França em Angola, Sylvain Itté e o Director-Geral Adjunto da Total Angola (TEPA), Pedro Ribeiro, visitaram hoje (29/11/17) o Liceu do II ciclo Eiffel de Caxito (Bengo).

JPEG - 1.9 Mb
(JPEG - 1.9 Mb)
JPEG - 1.6 Mb
(JPEG - 1.6 Mb)

Na base dessa visita está a assinatura duma adenda ao Acordo das Escolas Eiffel que terá pelo menos dois objectivos principais:

  • O reconhecimento oficial do empenho da França na formação proporcionada pela rede Eiffel.
  • O reforço do ensino da língua francesa na formação dos alunos.

O senhor Embaixador aproveitará a oportunidade para manter um encontro de cortesia com o Governador provincial, Sr. Bernardo de Miranda.

De salientar que a rede Eiffel conta com quatro escolas dedicadas à formação científica dos jovens em Caxito, Malanje, N’dalatando e Ondjiva. A mesma é o resultado de um acordo, assinado a 23 de Maio de 2008, entre o Ministério angolano da Educação, a TEPA e a Missão Laica Francesa. As escolas oferecem um ensino de excelência a 200 alunos da 10ª até a 12ª classe que os ajuda a ganharem, cada ano, prémios durante as Olimpíadas de Matemáticas.

JPEG
JPEG

O objectivo é ajudar esses jovens a ingressarem nas melhores universidades locais e internacionais para que possam futuramente participar no desenvolvimento económico do seu país.

JPEG

As metas da França nos próximos anos serão o reforço do ensino bilingue e a obtenção do Certificado “Label France Éducation” que trarão para as escolas um reconhecimento internacional. A França quer também contribuir à criação de novas escolas inspiradas da rede Eiffel nos sectores do turismo e da agricultura e não apenas no sector da formação científica. O objectivo é responder às necessidades de diversificação económica e de desenvolvimento dos recursos humanos em Angola.

JPEG

Atualização : 29/11/2017

Princípio da página