Apresentação da Alliance Française

Uma rede mundial

Uma Alliance française é uma Associação sem fins lucrativos de direito local constituída segundos os estatutos e os objectivos da Alliance française fundada em Paris em 1883. Hoje, existem mais de 800 Alliances, nos 5 continentes. Todas têm o propósito de difundir a língua francesa e de fortelecer a diversidade cultural. Cabe ressaltar que a francofonia, ou seja o conjunto de territórios que compartilham o idioma francês, reune mais de 274 milhões de pessoas nos 5 continentes (115 milhões de locutores em 31 países da África).

A Alliance française de Luanda, escola, centro oficial de exames e centro cultural

Alliance française de Luanda foi fundada em 1969 e é reconhecida como a mais prestigiada instituição de ensino da língua francesa existente na capital angolana. Recebe mais de 1500 alunos por ano. Os seus professores tem uma formação profissional em didáctica e mantem-se actualizados atravès de estagios de formação contínua.

Os cursos são baseados em métodos de aprendizado recentes, adaptados às necessidades dos alunos e auxiliados pelo uso das novas técnologias (notadamente com a ferramenta “Parcours Digital”).

A AF é o único Centro Oficial de Exames em Língua Francesa. Oferece sessões de exames de competência no idioma para quem pretende imigrar, trabalhar ou estudar em países de língua francesa: DELF/DALF, TCF.
Em parceria com outros centros culturais de Luanda, a Alliance organiza, durante o ano inteiro concertos, espectáculos de teatro, de circo e de dança, exposição de artes plásticas e sessões de cinema. Também recebe palestrantes da França e de países francófonos. A sua mediateca contém mais de 6000 referências, entre DVDs, Cds, livros e revistas. A missão cultural da Alliance Française de Luanda busca a valorização da cultura Angolana e o diálogo intercultural.

A rede angolana das Alliances françaises
Além de Luanda, existem Alliances française em Cabinda e no Lubango. Ambas apresentam um oferta diversificada de cursos e serviços e dispõem de espaço culturais.

Oferta de Cursos e serviços em Luanda
A Alliance française oferece cursos de francês geral, francês para profissionais, francês para crianças e jovens, português para estrangeiros e kimbundu.
Também propõe aulas particulares e desenvolve cursos sob-medidas, segundo as necessidades dos seus clientes. Além disto, oferece um serviço profissional de tradução francês <> português.

A equipa da AF Luanda:
Director: Paul Barascut dir@afluanda.com
Assessora para assuntos culturais: Pauline Villemagne culture@afluanda.com
Director pedagógico: Frederico Landu pedagogia@afluanda.com
Resp. Secretaria/Traduções: João Lubaki Gofem secretaria@afluanda.com
Atendimento: Rosa Lino & Guiomar Januario recepcao@afluanda.com

EM CASO DE DÚVIDA PODERÁ ENTRAR COM O NOSSO SECTOR DE ATENDIMENTO VIA ESTES TERMINAIS: Tel : 244 / 222 321 993
Tel : 244 / 949 997 737 orários da secretaria: 8h-18h de segunda a sexta.
8h-12h aos sábados.

Por quê aprender o idioma francês?

Num mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado o francês é uma mais valia.

O francês abre as portas dos países francófonos. É falado em mais de 80 países por cerca de 274 milhões de pessoas. Em África, são mais de 115 milhões de locutores em 31 países.

O francês é a 3ª língua dos négocios no mundo e a 2ª na Europa. É língua oficial em todas as organizações europeias e internacionais.

O francês permite estudar em todas as universidades francófonas. A França é o terceiro país de acolhimento de estudantes estrangeiros no mundo.
Aprender francês permite pesquisar sobre a riqueza e a diversidade da cultura francófona (cinema, livros, reflexões e debates sobre o mundo e a sociedade.

Como funciona o aprendizado?

Metodo Accional - CECR e níveis de competência:

As formações da Alliance Française baseiam-se no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e no chamado Metodo Accional.

O objectivo do método accional é de adquirir competências práticas que possam ser utilizadas para realizar tarefas e resolver problemas em todas as situações da vida quotidiana, pessoais ou profissionais. Desta forma, a comunicação oral é fundamental. Os conteúdos de gramatica e os vocabulários são sempre adquiridos em actividades práticas e comunicatívas. Os alunos também adquirem conhecimentos sobre o contexto cultural para usar o idioma de forma pertinente.

Nos cursos de francês geral é usado o método Alter Ego Plus, da editora francesa Hachette. Este método contém um software inovador chamado Parcours Digital. Este “percurso digital” contém uma série de actividades e exercícios que ajudarão o aluno a practicar a compreensão oral e a compreensão escritar, a melhorar os conhecimentos de gramática e a desenvolver o seu vocabulário.
A grande novidade é que o seu professor pode monitorar seu aprendizado online e lhe ajudar a fortalecer as suas competências de forma personalizada:

http://parcours-digital.com/

Atualização : 06/12/2016

Princípio da página