A França assume por um ano a presidência da Comissão do Oceano Índico [fr]

A partir do dia 20 de maio de 2021, a França assume por um ano a presidência da Comissão do Oceano Índico

A França é membro da Comissão do Oceano Índico (COI) há mais de 30 anos, juntamente com a União das Comores, Madagascar, as Seicheles e as Ilhas Maurício.

A COI é uma organização internacional com uma identidade insular e francófona. Seus cinco Estados membros compartilham a meta de tornar a organização mais dinâmica. Essa vontade foi ilustrada em 2020, com a revisão do Acordo de Vitória - instrumento que institucionalizou a COI -, cujo objetivo foi dotar a organização da capacidade de conduzir ações coletivas e conferir um caráter estatutário à Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo.

Quais são os objetivos e as missões da COI?

A ação da Comissão do Oceano Índico compreende vários eixos estratégicos:

  • Estabilidade e Segurança - especialmente no espaço marítimo;
  • Integração Econômica dos Estados insulares da Comissão - com ênfase na economia dos oceanos e na promoção do selo de garantia do uso ético e sustentável do mar;
  • Preservação do Meio-Ambiente e Gestão dos Riscos Climáticos e Ambientais;
  • Cooperação Sanitária - incluindo estratégias para além da crise sanitária atual, especialmente no que diz respeito aos desafios da saúde pública;
  • Cooperação científica e universitária.

  • Projetos concretos estão sendo realizados de acordo com esses eixos estratégicos e têm mobilizado diversos parceiros financeiros, como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a União Europeia (UE), o Fundo Verde para o Clima e o Banco Mundial.

Por que a França é membro da Comissão do Oceano Índico?

A candidatura da França foi motivada por seu objetivo de possibilitar a plena participação da Reunião na cooperação regional promovida no âmbito da COI. Os laços históricos da Reunião com os países dessa sub-região foram construídos por densas relações econômicas, comerciais e humanas.

Dotada de um estatuto que permite que seu quadro de membros seja composto por representações de territórios regionais, como a Reunião, a COI tornou a França um membro efetivo da organização em 10 de janeiro de 1986.

Desde sua adesão e seu primeiro mandato presidencial na COI, exercido de outubro de 1992 a dezembro de 1993, a França tem aprofundado suas atividades junto a essa organização.

Para mais informações:

Atualização : 22/12/2021

Princípio da página