O "número dois" ou Primeiro Conselheiro
Ele assiste e eventualmente substitui o Embaixador em todas as suas funções. Como o Embaixador é o principal responsável pelas tarefas externas (diligências, representação, comunicação), cabe ao deputado manter "a máquina em funcionamento" durante este tempo. Ele centraliza a correspondência e verifica a sua consistência. Ele assegura a coordenação entre os serviços técnicos. Ele supervisiona a administração diária. Na ausência do chefe de missão, ele o substitui como "Encarregado de Negócios".
O Serviço de Telecomunicações
O Serviço da "Cifra" é o coração da Chancelaria, uma vez que transporta a maior parte da correspondência. Actualmente, a encriptação dos telegramas é automática e a transmissão é instantânea. É a distribuição que leva o seu tempo. É por isso que o ecrã tem tendência a suplantar o suporte de papel. O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) envia, recebe e arquiva toda a correspondência. O correio não codificado, ou seja, as cartas (conhecidas como "despachos"), são enviadas na mala diplomática.
A equipa diplomática
É composto por conselheiros, secretários e adidos. Cada um deles prepara o trabalho do Embaixador no seu próprio sector, e cada um deles também actua ao seu próprio nível de acordo com as instruções do chefe do posto. Cada um deles trata de uma categoria de ficheiros relacionados com a condução da política externa francesa.
O seu papel é:
- Informar o governo francês sobre a evolução da política angolana na sua área de competência;
- Representar e defender as posições francesas junto das autoridades angolanas;
- Trabalhar em prol dos objectivos comuns da França e de Angola na cena internacional;
- Contribuir para a organização de visitas oficiais a Angola.
Realizam as suas tarefas em estreita cooperação com os outros departamentos da Embaixada.
Em anexo à Chancelaria, o Serviço de Imprensa e Comunicação lidera e coordena, sob a autoridade do Embaixador, a política de comunicação dos serviços do Estado em Angola. É o ponto de entrada para pedidos da imprensa e dos meios de comunicação social angolanos, internacionais e franceses. Também monitoriza regularmente a imprensa nacional, tanto escrita como online.
Embaixador:
Sr. Daniel VOSGIEN